PROJETO INCLUSÃO


PROJETO INCLUSÃO

Os alunos do 4º Ano D, da professora Keila Marollo realizaram, com o auxílio da professora especialista Ana Carolina Cola Moscardo, um projeto muito importante relacionado à Inclusão, onde as crianças puderam aprender um pouco sobre o convívio com as diversidades e o exercício do respeito mútuo.

As professoras utilizaram material didático específico como livros paradidáticos e fantoches, o que proporcionou uma aprendizagem lúdica e significativa, que envolveu efetivamente todos os alunos.

Após conhecer alguns tipos de deficiência por meio dos fantoches, as crianças realizaram trabalho em grupo onde criaram a certidão de nascimento de cada personagem e aprenderam dentre outros conceitos, a importância de valores como respeito, amor, cidadania, o cuidar de si e do outro, aceitação, companheirismo e tantos outros necessários a formação de um cidadão justo.

Partindo do pressuposto que a escola é o local que deve servir como exemplo para a prática da inclusão, é fundamental que todos possam refletir com frequência sobre esse tema, fazendo um “exercício” e treinando o “olhar” para o outro, considerando que uma deficiência, por exemplo, é apenas mais uma característica entre outras tantas que sabemos que nossos alunos têm. Nosso exercício também tem de ser no sentido de servir como exemplo de respeito a todos os alunos da escola, sabendo distinguir suas capacidades e procurando encontrar formas adequadas para transmitir o conhecimento e avaliar o aproveitamento de cada aluno dentro de suas possibilidades.