PROJETO
INCLUSÃO
Os alunos do 4º Ano D, da
professora Keila Marollo realizaram, com o auxílio da professora especialista
Ana Carolina Cola Moscardo, um projeto muito importante relacionado à Inclusão,
onde as crianças puderam aprender um pouco sobre o convívio com as diversidades
e o exercício do respeito mútuo.
As professoras utilizaram
material didático específico como livros paradidáticos e fantoches, o que
proporcionou uma aprendizagem lúdica e significativa, que envolveu efetivamente
todos os alunos.
Após conhecer alguns tipos de
deficiência por meio dos fantoches, as crianças realizaram trabalho em grupo
onde criaram a certidão de nascimento de cada personagem e aprenderam dentre
outros conceitos, a importância de valores como respeito, amor, cidadania, o
cuidar de si e do outro, aceitação, companheirismo e tantos outros necessários
a formação de um cidadão justo.
Partindo do pressuposto que a
escola é o local que deve servir como exemplo para a prática da inclusão, é
fundamental que todos possam refletir com frequência sobre esse tema, fazendo
um “exercício” e treinando o “olhar” para o outro, considerando que uma
deficiência, por exemplo, é apenas mais uma característica entre outras tantas
que sabemos que nossos alunos têm. Nosso exercício também tem de ser no sentido
de servir como exemplo de respeito a todos os alunos da escola, sabendo
distinguir suas capacidades e procurando encontrar formas adequadas para
transmitir o conhecimento e avaliar o aproveitamento de cada aluno dentro de
suas possibilidades.