2º ANO F - APRENDENDO AS HORAS

2º ANO F - APRENDENDO AS HORAS

Aprender as horas é um desafio enorme para as crianças, em parte porque é de fato um conceito complexo do ponto de vista cognitivo, mas também porque no seu mundo esta é uma dimensão pouco útil: a criança vive sem necessidade de controlar o tempo pois até bem “tarde” é o adulto que assume essa responsabilidade. É no caminho para a autonomia  que a criança se vê progressivamente confrontada com a necessidade de perceber “as horas”.
Dito de outra forma, as “horas” começam a entrar no mundo da criança de uma forma natural e apesar de não serem muitas vezes valorizadas (adequadamente) pelos adultos, consideramos que são um passo de extrema importância no desenvolvimento da autonomia, mas também na capacidade de organização pessoal (para o trabalho da escola e para as atividades do cotidiano) e também na capacidade de organização cognitiva.
A professora Carla Mantoan, do 2º ano F, desenvolveu um trabalho muito interessante com o aprendizado das horas com seus alunos. Ficou nítido que o objetivo foi alcançado pois o trabalho envolveu as crianças de forma bastante lúdica e divertida.